Gabinete do Prefeito
Claudiomar Contin Portugal
Telefone: 64 3645-8000 / 3645-8002 /3645-3127
E-mail: gabinete@acreuna.go.gov.br
Endereço: Av. São Felipe, n° 34, Serra Dourada
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h
COMPETENCIA Lei Orgânica do Município art. 83
Compete privativamente ao Prefeito:
I – Representar Município em Juízo ou fora dele;
II – Exercer direção superior da Administração Pública Municipal;
III – iniciar processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgânica;
IV – Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas pela Câmara e expedir decretos e regulamento para sua fiel execução;
V – Vetar projetos de lei, total ou parcialmente;
VI – Enviar a Câmara Municipal o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias, orçamento anual do Município e o Plano Diretor;
VII – apresentar anualmente à Câmara Municipal, relatório circunstanciado sobre o programa da administração para o não seguinte, bem assim o estado das obras e dos serviços municipais e execução;
VIII – dispor sobre a organização e funcionamento da Administração Municipal na forma de Lei;
IX – Remeter mensagem e plano de governo à Câmara Municipal, dentro do prazo legal, as contas do Município por ocasião de sessão legislativa, expondo a situação do Município e solicitando as providencias que julgar necessárias;
X – Prestar, anualmente, à Câmara Municipal, dentro do prazo legal, as contas do Município referentes ao exercício anterior;
XI – prover e extinguir os cargos, empregos as funções públicas municipais, na forma de lei;
XII – decretar, nos termos legais, desapropriação por necessidade, utilidade pública ou por interesse social;
XIII- celebrar convênios com entidades públicas privadas para e realização de objetos de interesse do Município;
XIV – prestar à
Câmara, dentro de quinze dias úteis as informações solicitadas;
XV – Entregar à Câmara Municipal, no prazo legal, os recursos correspondentes às suas dotações orçamentárias;
XVI – solicitar auxílio das forças policiais para garantir o cumprimento de seus atos, bem como fazer uso da guarda municipal;
XVII decretar calamidade pública quando ocorrerem fatos que justifiquem;
XVIII – convocar extraordinariamente a Câmara;
XIX – fixar as tarifas dos serviços públicos concedidos e permitidos, bem como daqueles explorados pelo próprio Município, conforme critério estabelecidos na legislação municipal;
XX – Requere à autoridade competente a prisão administrativa de servidor público municipal omisso ou remisso na prestação de contas de dinheiro público;
XXI – nomear e exonerar os administradores regionais e subprefeitos;
XXII – superintender a arrecadação dos tributos, bem como a guarda e a aplicação da receita,
autorizando as despesas e os pagamentos, dentro das disponibilidades orçamentárias ou dos créditos autorizados pela Câmara;
XXIII – aplicar as multas previstas na legislação, nos contratos convênios, bem como releva-las, na forma da lei;
XXIV -resolver sobre os requerimentos, as reclamações ou as representações que lhe forem dirigidas;
XXV – nomear exonerar os Secretários Municipais, dirigentes de autarquias, de fundações e empresas públicas do Município, bem assim os titulares de cargos ou funções de confiança ou comissão;
XXVI – aprovar projetos de edificação planos de loteamento e zoneamento urbano;
XXVII –contrair empréstimos realizar operações de crédito mediante aprovação da Câmara;
XXVIII – adotar providências para a conservação e salvaguarda do patrimônio municipal:
XXIX – apresentar as contas ao Tribunal de Contas dos Municípios, sendo os balancetes mensais em até quarenta e cinco dias contados do encerramento do mês e as contas anuais até sessenta dias após a abertura de sessão legislativa, para parecer prévio deste e posterior julgamento da Câmara Municipal; Inserido pela emenda n.º 006/2003, de 06/03/2003
XXX – enviar à Câmara Municipal cópia dos balancetes e dos documentos que instruem, concomitantemente com a remessa dos mesmos ao Tribunal de Contados Municípios, na forma prevista no inciso
XXI – deste artigo. Inserido pela emenda n.º 006/2003, de 06/03/2003 §1º o Prefeito Municipal poderá delegar poderes para as atribuições previstas nos incisos XIII, XXIII e XXVI;
§2º o Prefeito Municipal poderá a qualquer momento seguindo seu único credito, avocar a si competência delegada.
Chefia de Gabinete
Chefe: Patricia Duplat dos Santos
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Sub Prefeitura do Distrito de Arantina
Responsável: Wedisley Crispim Arantes
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Secretaria Executiva do Prefeito
Responsável: Patrícia Duplat dos Santos
Telefone: 64 3645-8000 / 3645-8002 /3645-3127
E-mail: gabinete@acreuna.go.gov.br
Endereço: Av. São Felipe, n° 34, Serra Dourada
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Assessor Especial do Gabinete
Assessor: Arthur Gabriel dos Santos Moraes,
Telefone: 64 3645-8000 / 8005
E-mail: gabinete@acreuna.go.gov.br
Endereço: Av. São Felipe, n° 34, Serra Dourada
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h